terça-feira, junho 29, 2010

VALORIZANDO A ARTE E A CULTURAL DO MUNICÍPIO



Numa conversa em Off com o prefeito Antonio Marcos de Abreu Peixoto, ele me falou que estava em negociação para a compra de um micro ônibus que ele iria adaptar com um palco e um camarim, para que os artistas de Ceara – Mirim possam representar peças de Teatro nos distritos de nossa cidade, prefeito, estou muito feliz, até porque eu  dei essa idéia de um caminhão com palco para o atual presidente da fundação Nilo Pereira quando o mesmo queria comprar um circo, assim como também dei a idéia pra ele, do Beco do artesanato na época que ele queria ser secretário, a pena que faz foi que ele não soube executar o projeto, mas o autor dessas idéias sou eu.
Fico muito feliz, prefeito sei de sua preocupação pela arte e cultura do nosso vale, pena que não lhe ajudam!
Múcio Vicente.
 FOTO ILUSTRATIVA

segunda-feira, junho 28, 2010

Amigos Fieis

Grandes amigos do Múcio Vicente
Marcos Augusto e Josélia Peixoto
Presentes no Projeto Boca da Noite
Foi impecável, tivemos a honra de receber
Os cabocolinhos de Ceará - Mirim
Os poetas matutos Edgar Filho e Múcio Vicente
A banda Pro-Hard e a Banda KD A2
Encerrando esse maravilhoso evento
Gostaríamos de agradecer ao ilustre amigo Marcos Augusto que gentilmente nos cedeu o sistema de som para que pudéssemos realizar o nosso sonho. 

Crianças em contato com o mundo das artes 
Walther Luz e Cícero e Júlio  

Misael Neto e Gefrí MPB
Um som de qualidade na Praça


 Os Cabocolinhos de Ceará-Mirim são Patrimônios Vivos do RN e representarão o Estado em todos os eventos culturais no território nacional ou internacional. A preocupação do mestre Birico é manter a tradição e preservar aquela manifestação popular com todos os traços de antigamente, pois, é importante para o município que o grupo represente suas reminiscências e costumes. Espero que o futuro testemunhe nossas preocupações e não nos deixe um presente sem passado se não fizermos alguma coisa hoje, o amanhã terá um enorme vazio no âmbito de nossas manifestações culturais. 
 Texto Gibson Machado

Mestre Biríco

Brincantes no chão da Praça

O jovem Miro dando seu show a parte

Minha herdeira fazendo sua participação



Meninos simples, simpáticos e muito talentosos. É assim que descrevo essa banda de Rock que sem que agente esperasse fez um som de gente grande falo da Banda PRO - HARD
Composta por:
 Luan (Vocal)
 Diogo (Guitarra)
 Diego (Contra – Baixo)
Rafael (Bateria)
A Banda PRO-HARD tem um repertório Eclético e uma pontualidade impa, som maneiro, romântico e muita azaração.
A mesma tem como objetivo Inovar o rock  em nossa cidade esse fenômeno musical surgiu na escola em meio a um grupo de amigos e até hoje traz na bagagem da responsabilidade esse grande sucesso.
Banda 
PRO - HARD



Uma explosão de Sucesso


Edgar Filho e Múcio Vicente 
Literatura de Cordel

 
Há nove anos surgiram os meninos que incentivados pelos ritmos da Legião Urbana e outros resolveram criar a Banda KDA2, que tem seu significado em CADEADOS uma crítica direta a nossa sociedade que se fecha a cada dia a novas idéias, pensamentos a respeito da nossa juventude e do nosso país, até por se tratar de uma cidade Provinciana. A banda tem 05 (Cinco) Premiações como a melhor Banda de Rock de Ceará – Mirim através de pesquisas popular realizadas pela FM 106,9.
Encerramos com a Banda KD A2





Gostaria de encerrar essa matéria com essa imagem


POEMINHA 
Todos aqueles que estão
Atravancando o meu caminho,
Eles passarão.
Eu passarinho!
Mário Quintana.
Adaptação: Múcio Vicente!

sexta-feira, junho 25, 2010

Resposta do pedido de uma casa de Cultura ao Gov. do Estado


Senhor Múcio,                               Natal, 22 de junho de 2010

                    Em atenção ao e-mail enviado ao Governador Iberê de Souza, comunicamos que segundo informação da Fundação José Augusto, a decisão de criação de qualquer Casa de Cultura no Estado do RN, vai depender da conclusão das demais Casas que estão em processo de construção.
Quanto ao Município de Ceará Mirim, já existe o pedido de Construção da referida Casa.
Sugerimos, portanto, que aguarde novas determinações.



Atenciosamente
Conceição Marinho
Chefe do Setor de Correspondência

 


                                                                                                          

quarta-feira, junho 23, 2010

Festival Radar Indie (Seletiva para o MADA 2010)



Nos dias 16 e 17 de Junho aconteceu mais um Festival Radar Indie (Seletiva para o MADA 2010) no Sgt Pepers Ponta Negra.
Na quarta 16/06 participaram as Bandas: Fluído Natural, Maguinho da Silva,Iggor Dantas, PeduBreu, Júlio Lima, Clara e a Noite.
Na Quinta 17/06 foi a vez das Bandas: Tribunal Zen, Yanks, Nordestenato, AK47,215db,Decreto Final.
 Cada dia de Festival era selecionada uma Banda, através da banca de Jurados e do Júri Popular, na quarta foi seleciona a Banda São Gonçalense Pedubreu (TECNOCOCO) Banda com influências da cultura popular como, Bambelô, Congos, entre outras vertentes de sua terra, destaque para Dona Militana (In Memoriam) presente com seus romances no repertório da Banda.
 Na quinta foi selecionada a Banda AK47, Rock com uma performance cênica bem interessante, essas são as Bandas selecionadas  nesta 2° edição do Radar Indie, outras duas Bandas Foram selecionadas em uma seletiva realizada No Rio de Janeiro Pelo Laboratório Pop , Tipo Uísque e Unidade Imaginária, Vamos aguardar a programação oficial com todas as outras Bandas selecionadas através de Material de Divulgação para O Festival MADA  que acontece em outubro de 2010 e comemora 12 anos de atividades, sempre promovendo o trânsito da música autoral brasileira de qualidade.
Comunidade Pedubreu - RN
Perfil do Pedubreu - RN
Comunidade Da Banda AK47 - RN
Perfil da Banda AK47           - RN
Perfil da Banda Tipo Uísque - RN
Comunidade da Banda Tipo Uísque - RJ
Perfil da Banda Unidade Imaginária - RJ
Comunidade da Banda Unidade imaginária - RJ


“Pedubreu e Ak47” RN, Tipo Uísque e Unidade Imaginária RJ
No MADA 2010

terça-feira, junho 22, 2010

REPUBLICAÇÃO DO BLOG DE JOÃO ANDRÉ


- Fui hoje a noite dar uma "espiada" nas festividades momesca. O povo não tem dinheiro para se esbaldar nas barracas todas as noites, vi os senhores proprietários sentados conversando com seus ajudantes exatamente pela falta de consumidores. No palco uma banda tocando para meia dúzia de alunos que no mínimo "queimaram" a aula. Dentro do ginásio de esportes, uma comissão julgadora esperando os "artistas" se apresentarem para ninguém, e darem suas notas. De quem é a culpa? Dos organizadores claro. O povo não aguenta mais essas bandas sem expressão nenhuma, com todo respeito que tenho a todas elas. Tocam bem, mas ninguém conhece. Quer aglutinar gente e fazerem com que os "barraqueiros" obtenham lucros nos seus respectivos comércios? Tragam bandas de "peso", essas sim são atrações e o povão gosta. Ou agem assim, ou do contrário esses eventos não saem do fiasco.

PROJETO BOCA DA NOITE 8ª EDIÇÃO

sábado, junho 19, 2010

A cultura do Rio Grande do Norte fica mais pobre

AG Sued
Dona Militana morre aos 85 anos no Sítio Oiteiro, em São Gonçalo do Amarante.

O último baluarte vivo da cultura potiguar fechou seus olhos na tarde desse sábado, véspera do jogo Brasil x Costa do Marfim, pela Copa do Mundo na África do Sul. Considerada a maior romanceira do Brasil, Dona Militana Salustino do Nascimento faleceu em sua residência, no Sítio Oiteiro, em São Gonçalo do Amarante

Na semana passada, Dona Militana foi internada após passar mal. Teve alta médica, mas desde então ela estava se alimentando através de uma sonda e sem falar. Apesar de debilitada, a morte da romanceira pegou a família de surpresa. A prefeitura municipal decretou luto oficial por três dias.

Atendendo a um pedido da família, o corpo da romanceira vai ser velado em casa, durante a madrugada e parte da manhã desse domingo, e a partir das 9h será transportado para o Teatro Municipal onde acontecerá o velório público. O sepultamento será às 14 horas no Cemitério Público Municipal de São Gonçalo.

Histórico
Ela nasceu Militana Salustino do Nascimento, mas hoje é conhecida como Dona Militana, a maior Romanceira do Brasil. Militana nasceu no sítio Oiteiros, na comunidade de Santo Antônio dos Barreiros, em 19 de março de 1925. O dom do canto ela herdou do pai, Atanásio Salustino do Nascimento, uma figura folclórica de São Gonçalo, mestre dos Fandangos. Dona Militana gravou na memória os cantos executados pelo pai. São romances originários de uma cultura medieval e ibérica, que narram os feitos de bravos guerreiros e contam histórias de reis, princesas, duques e duquesas. Além de romances, Militana canta modinhas, coco, xácaras, moirão, toadas de boi, aboios e fandangos.

Reconhecimento
Ao descobrir a preciosidade dos cantos de Dona Militana, na década de 90, o folclorista Deífilo Gurgel deu uma grande contribuição à cultura brasileira e permitiu que o país inteiro conhecesse o talento da filha da cidade de São Gonçalo do Amarante. A romanceira chegou a gravar um CD triplo intitulado “Cantares”, lançado em São Paulo e Rio de Janeiro. Críticos e jornalistas de grandes jornais brasileiros se renderam aos encantos e a peculiaridade da voz de Dona Militana. Em setembro de 2005 aconteceu o momento mágico quando ela recebeu das mãos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Comenda Máxima da Cultura Popular, em Brasília. Mas o reconhecimento financeiro para esta festejada romanceira só veio em 2009 com o Projeto de Lei Complementar encaminhado pelo prefeito de São Gonçalo, Jaime Calado, e aprovado pela Câmara Municipal do município que concedeu uma pensão vitalícia.

Será uma Paulada de som

sexta-feira, junho 18, 2010

Pensar, pensar

Junho 18, 2010 por Fundação José Saramago
Acho que na sociedade actual nos falta filosofia. Filosofia como espaço, lugar, método de refexão, que pode não ter um objectivo determinado, como a ciência, que avança para satisfazer objectivos. Falta-nos reflexão, pensar, precisamos do trabalho de pensar, e parece-me que, sem ideias, nao vamos a parte nenhuma.
Revista do Expresso, Portugal (entrevista), 11 de Outubro de 2008
Na categoria Outros Cadernos de Saramago

Sempre que me preparo para entrar em cena e acho que sei de tudo,
A velha Adrenalina de guerra me faz parar e lembrar que eu não sei de nada,
Então, o gelo que habita minha barriga, mantém os meus pés no chão e me prepara para o aplauso da platéia!
Múcio Vicente.

Lusofonia

MUNDIAL DA ÁFRICA 2010. RELEMBRANDO CEARÁ-MIRIM...

VISITANDO O BLOG DO AMIGO CONTERRÂNEO "MÚCIO VICENTE", ENCONTREI ESTA IMAGEM DO MERCADO PÚBLICO DE CEARÁ-MIRIM (CIDADE ONDE CRESCI), TODO ENFEITADO DE VERDE E AMARELO, INCORPORANDO O ESPÍRITO DO MUNDIAL 2010, NA ÁFRICA DO SUL.

Imagem: Múcio Vicente

Confesso que bateu-me saudades destas festas, pois cá onde vivo é muito tranquilo! Uma vila pequena... E fiquei a imaginar se estaria em outro planeta! Risos... Aqui as pessoas não são torcedores ferrenhos como nós brasileiros. Assisti o jogo fraco de Portugal x Costa do Marfim, com um cachecol português no pescoço, tentando encorajar os amigos portugueses a torcerem pela sua seleção, mas foi em vão!

 

Mas, logo mais à tarde, lá fui eu para o meu trabalho, toda caracterizada de verde e amarelo, com um cachecol do Brasil no pescoço e ao chegar, levantei os braços para o ar, segurando o cachecol e gritei: - CHEGUEI PESSOAL! E ficaram sorrindo junto comigo!


Daí, clientes chegaram, tive que guardar o cachecol no balcão do bar do restaurante e comecei o trampo (trabalho). Era hora de servir os jantares! Atendi a um casal de portugueses, muito simpáticos e que torceram pelo Brasil junto comigo! E também atendi a um casal de alemães, que sorriam com o meu nervosismo e entusiasmo. Quando marcaram o 1º gol, corri depressa para buscar o cachecol para vibrar! Mas tive que vibrar para dentro, pois não podia gritar por causa dos clientes! Risos... Contive-me e saí dizendo baixinho: - Yes! Yes! Yes!... Imaginem a minha agonia! Ufa!
O Brasil poderia ter feito mais gols, perdeu muitas oportunidades, achei os novos jogadores valentes, com muita vontade de vencer, mas para o nível do mundial, ainda temos muito que trabalhar. Marcamos dois gols, foi bom e vamos ver os próximos!
Como gostaria de estar neste mercado público de Ceará-Mirim, à vibrar e extravasar este grito que está preso cá dentro de mim!

E vamos em frente

 NAÇÃO BRASILEIRA! 

Ó que bela NAÇÃO!
Nasce em nós a esperança
Torcendo pela nossa seleção
Nos faz ter confiança.

E vamos em frente
NAÇÃO BRASILEIRA
Animando toda gente
Não vamos pensar em besteira!

Avante BRASIL!
Nosso coração comovido
Somos um povo varonil
Neste país mundialmente querido!

CEICINHA CÂMARA
Vila do Bispo
PORTUGAL
16 de Junho de 2010.

quarta-feira, junho 16, 2010

RECADOS DA POLÍCIA MILITAR


CUIDADO EM BARES, RESTAURANTES, IGREJAS  E OUTROS LOCAIS DE ENCONTROS COLETIVOS.


  Vejam: Você e seus amigos ou familiares estão num bar ou restaurante, batendo papo e se divertindo. De repente chega um indivíduo e pergunta de quem é o carro tal, com placa tal, estacionado na rua tal, solicitando que o proprietário dê um pulinho  lá fora para manobrar o carro, que está dificultando a saída de outro carro.

Você, bastante solícito vai, e ao chegar até o seu carro, anunciam o assalto e levam seu carro e seus pertences, e ainda terá sorte se não levar um tiro...

Numa mesma noite, o resgate da Polícia Militar atendeu a três pessoas baleadas, todas envolvidas no mesmo tipo de história.

Repasse esta notícia para alertar seus amigos...  O jeito, em caso semelhante
é ir acompanhado! Chame alguns amigos para ir junto, e de longe verifique se é verdade.

Isto também pode acontecer, quando se está na igreja, supermercado... ou em outros locais de encontros coletivos.
 
NOVA MODALIDADE DE ASSALTOS A VEÍCULOS       
Imagine que você vai para o seu carro que deixou estacionado bonitinho, abre a porta, entra, tranca as portas para ficar em segurança e liga o motor.    
      Você não faz sempre assim? 
       Entretanto, olhando pelo espelho interno, você vê uma folha de papel no vidro traseiro, que te bloqueia a visão. 
       Então, naturalmente, xingando quem colocou um maldito anúncio no seu vidro traseiro, você põe o carro em ponto morto, puxa o freio de mão, abre a porta e sai do carro para tirar o maldito papel, ou o que seja que esteja bloqueando a sua visão.
       Quando chega na parte de trás, aparece o ladrão, vindo do nada, te rende, entra e leva o seu automóvel c/ a chave na ignição, o motor que estava ligado (se tiver bloqueador já vai estar liberado), c/ a sua carteira, documentos e o que mais houver lá. 
     Assim, se houver alguma coisa bloqueando a sua visão, não desça do carro. 
    
Arranque o seu veículo usando os espelhos retrovisores externos, espere e desça em outro local, mais à frente, c/ total segurança.   
REPASSE!!! Esta é quente! Muito cuidado e atenção !!!    
Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende.    
Boa sorte, boa prevenção, e fiquem atentos




terça-feira, junho 15, 2010

O artista Múcio Vicente estará se apresentando na cidade Junina nesta sexta 18/06 em Mossoró

Festival de Causo e Mentiras

domingo, junho 13, 2010



O município de Ceará Mirim está localizado a 33 km de Natal

A festa de emancipação política de Ceará - Mirim é tida como uma tradição histórica que conta o desenvolvimento de um povoado formado por uma sociedade alicerçada economicamente na cultura da cana-de-açúcar.

Entre os intelectuais ceará-mirinhenses, destaque para as figuras de Madalena Antunes, Nilo Pereira, Juvenal Antunes, Edgar Barbosa e Sanderson Negreiros.

No folclore, destacam-se os Caboclinhos do Ceará Mirim, que desde o ano de 1952 apresentam-se para o povo, os Congos de Guerra, Bambelô, Tribo de Índios, Pastoril, Boi de Reis, Rezadeiras, Bruxos e outros. Ceará Mirim é também o município onde existe o maior número de lendas. Entre elas, “A Lenda da Cama da Baleia e o Túmulo da Serpente”.

No teatro, destacam-se os artistas: Crésio Torres Jr, Múcio Vicente, Marcelo Andrade, Bárbara Nunes, José Wilson, Edgar Filho e tantos outros....

A origem do nome da cidade
De acordo com Luís da Câmara Cascudo, a origem do nome da cidade é dada pela “Seara, várzea do Seara”, rio mencionado pelo historiador no livro “Nomes da Terra”, Sebo Vermelho Edições, que tinha sua nascente entre Lajes e Angicos, atravessando os municípios de João Câmara e Taipu, despejando no mar na Barra de Inácio de Góis. A tradução do vocábulo “Ceará”, segundo o escritor José de Alencar é “fala ou canto do papagaio”.

“No Vale cobriu-se de canaviais e, sede de rico patriarcado agrícola e industrial, com elegância e poderio econômico, Ceará - Mirim tornou-se um dos primeiros municípios da Província do Estado”,
 Escreveu Câmara Cascudo.
Postado por Alex Gurgel.