quarta-feira, outubro 06, 2010

Historiador narra trajetória de Antônio Conselheiro em palestra

Múcio Procópio conta a história de Antônio Conselheiro após 113 anos da Guerra de Canudos que marcou a história do Brasil.

Por Marília Rocha
“Quatro homens - um velho, dois homens feitos e uma criança - a frente dos quais rugiam raivosamente cinco mil soldados”. Assim, o historiador começa a contar a história de Antônio Conselheiro, um dos nomes que com bravura enfrentou as grandes oligarquias a favor das minorias, levando informação e aconselhando pessoas durante anos no sertão do Nordeste, nos estados do Ceará, Pernambuco e Bahia.

A palestra conta detalhes de quem era o Conselheiro e marca os 113 anos do final da Guerra de Canudos, finalizada no dia 05 de outubro de 1897. “Na palestra vamos contar o papel de Conselheiro na história do Brasil e explicar detalhes, mostrando o trabalho de Antonio Conselheiro com as pessoas do Nordeste do Brasil”, argumenta o jornalista e historiador.

De acordo com Múcio Procópio, Antônio Conselheiro era profundamente católico e começou seu trabalho como peregrino. “Ele andava pelas cidades rezando terço como um profundo católico. Depois, melhorou a oratória e virou beato e em seguida, virou conselheiro que é uma espécie de padre sem ser formado pela Igreja”, explica.

Por causa da influência política e social, Antônio Conselheiro também atuou como “rádula” que é um advogado sem formação acadêmica. Na palestra, o historiador Múcio Procópio vai apresentar as petições usadas por Conselheiro e os livros usados para a formação da figura nordestina.

A história conta que Antônio Conselheiro caminhou entre os estados da Bahia e de Pernambuco durante os anos de 1871 e 1897 pregando para as pessoas, foi casado duas vezes eera um profundo conhecedor da estória do nordestino.

Serviço:
Palestra: História e trajetória de Antônio Conselheiro
Local: espaço cultural Buraco da Catita
Data: Quarta-feira (6)
Horário: às 20h30min
A entrada é gratuita.
http://www.nominuto.com/vida/cultura/historiador-narra-trajetoria-de-antonio-conselheiro-em-palestra/61735/

Nenhum comentário:

Postar um comentário