domingo, fevereiro 13, 2011

Autoria de Múcio Vicente

Amnésia Brasileira
 Olá como vai, tudo bem? Não lembra mais de mim?
Eu sou aquele que mora naquela cidade, aquela que...
Bem, aquela que está contida naquele estado!
Aquele estado que pertence aquele país,
Espere um pouco! Que pais? Sim,
Aquele país do verde louro desta flâmula,
Paz no futuro e glórias no passado... Que verde louro é este?
Que exclamam com tanto vigor, quando tudo aqui é sertão?
E que passado de glórias foi esse? Matança de índios,
Contrabando de aves e animais raríssimos,
Desmatamento, trabalho escravo e furto de pau Brasil.
E que futuro será este? Futuro de desemprego,
De analfabetismo, desnutrição e mortalidade infantil?
Onde crianças trabalham nos lixões. E pescam seus alimentos
Nos esgotos de becos e vielas? O lugar desses meninos seu moço
É na escola!!!
Hoje ninguém se respeita mais, alem disso vivemos agora
A sombra de guerras idiotas de outras nações
Que Nem ao menos sabemos o motivo. Que lindo e vocês
Já sabem de que pais eu sou? Vou te dar mais uma chance.
Eu sou daquele país em que o lixo, a poluição, o desmatamento,
A extinção de animais e os testes nucleares
De um povo heróico o brado retumbante prevalece.
Eu sou... Brasileiro e já estou quase desistindo.
Mas, será que eu contribuí pra que as coisas chegassem
Ao nível que está? Sim! Não só eu, mas, eu, tu, nós, voz, eles contribuíram
Para que os problemas ambientais aumentassem de maneira
Assustadora, mas que ainda a tempo de mudar o rumo
Dos acontecimentos; Vamos construir ambientes saudáveis,
Que melhore a qualidade de nossas vidas e nos faça
Mais fortes nos momentos de solidariedade e que
Num futuro bem próximo possamos viver
Deitados eternamente em berço esplendido
Ao som do mar e a luz do céu profundo
Fulguras ó Brasil florão da América
Iluminada ao sol de um novo mundo.

Múcio Vicente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário