quinta-feira, setembro 09, 2010

Coletivo a.m.o.s.t.r.a. oferece oficinas de arte educação

Grupo também vai promover debate com participação da Casa da Ribeira, Escola Potiguar das Artes Circenses, Gira Dança, Deart e Instituto Ludovicus.

Por Isabela Santos
Reprodução: www.coletivoamostra.com.br
Coletivo tem quatro integrantes, mais colaboradores.
Com o objetivo de contribuir para a formação de artistas e público, o Coletivo a.m.o.s.t.r.a. oferece dez oficinas de artes e práticas educativas. A aulas serão ministradas de outubro de 2010 a fevereiro de 2011, nos três turnos, divididas entre o Instituto Ludovicus (Casa de Câmara Cascudo), Espaço Gira Dança, Solar Bela Vista e Coletivo Atores à Deriva.

As inscrições variam entre R$ 20 e R$ 50 e podem ser realizadas pelo site do grupo www.coletivoamostra.com.br e do e-mail contato@coletivoamostra.com.br.

O lançamento oficial das atividades em arte educação e práticas artísticas do coletivo será nesta sexta-feira (10), às 19h, no Instituto Ludovicus, que fica na avenida Câmara Cascudo, 377, Cidade Alta.

Na ocasião, haverá um debate sobre o desenvolvimento da arte educação em Natal, com os principais espaços que desenvolvem atividades relacionadas ao tema (Casa da Ribeira, Escola Potiguar das Artes Circenses, Gira Dança, Deart e Instituto Ludovicus).

O Coletivo a.m.o.s.t.r.a teve início em maio de 2009 e é formado por César Valentim, Larissa Pimenta, Renato O Zé, Thiago Medeiros e colaboração de Analú Campos, Henrique Fontes e Alex Cordeiro.

Os integrantes receberam formação teatral na Casa da Ribeira e resolveram multiplicar esse conhecimento através de jogos teatrais, dança, teatro e letramento, prática “onde o educando relaciona sua vivência com a educação”, segundo um dos diretores Thiago Medeiros.

Ele explica que o trabalho foi iniciado na Escola Estadual Professor Ulisses de Góes e agora ganha o resto da cidade. “A ideia é ampliarmos essas oficinas da escola para a cidade, que ainda é um pouco carente no que diz respeito à formação em artes”, disse.

Ainda de acordo com Thiago Medeiros, o coletivoestá realizando desde janeiro uma pesquisa, que terá como resultado a construção de um espetáculo, onda cada componente se aprofunda em uma das áreas da arte cênica.

“Pretendemos encerrar agora em dezembro de 2010, com uma apresentação. Ainda esta em processo de construção”.

Oficinas:

  • “O ator dramaturgo”, com o dramaturgo Henrique Fontes;
  • “Português para grupos artísticos”, com a educadora Bruna Caballero;
  • “Comunicação para grupos artísticos”, com as jornalistas Kesia França e Fernanda Zaule;
  • “Pilates para o corpo cênico”, com a fisioterapeuta Lycia Dias;
  • “Sentindo a poesia”, com a jornalista Michelle Ferret;
  • “O jogo teatral na sala de aula”, com a arte-educadora e atriz Analú Campos;
  • “Iniciação teatral para crianças”, com o arte-educador e ator Paulo Lima;
  • “Danças africanas”, com a arte-educadora e bailarina Rozeane Oliveira;
  • “Iniciação teatral”, com o ator Bruno Kurynnga e
  • “Contando em cena”, com a educadora e atriz Dinha Vitor.
http://www.nominuto.com/vida/cultura/coletivo-a-m-o-s-t-r-a-oferece-oficinas-de-arte-educacao/60056/

Nenhum comentário:

Postar um comentário