terça-feira, agosto 10, 2010

Banco de dados divulga patrimônio cultural do Brasil

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional lança página nesta terça-feira.

Por Isabela Santos, com informações do Iphan.
O decreto que instituiu o Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial e cria o Programa Nacional do Patrimônio Imaterial - PNPI (N° 3551/2000) completou 10 anos no dia 4 de agosto. Para celebrar a data e dar total transparência aos processos de registro do patrimônio cultural imaterial, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan vai lançar o Banco de Dados dos Bens Culturais Registrados – BCR.

A partir desta terça-feira (10), as informações estarão disponíveis no site do Iphan (http://www.iphan.gov.br/bcrE/pages/indexE.jsf), com acesso livre para a população e com as principais informações a respeito do patrimônio cultural imaterial já registrado no Brasil.

Por meio do portal será possível acessar informações detalhadas sobre o tema e com os principais documentos que compõem o processo de registro de cada um dos bens já reconhecidos como Patrimônio Cultural do Brasil.

Os comandos do BCR são simples e objetivos, possibilitando uma navegação fácil e direcionada. É possível pesquisar os bens registrados por região geográfica, por categoria, por ordem alfabética ou pela cronologia dos registros e ter acesso aos dossiês, fotografias, vídeos, músicas e pareceres técnicos e jurídicos dos processos correspondentes.

A página conta ainda com informações sobre a política federal de salvaguarda do patrimônio imaterial, com acesso à legislação pertinente e aos instrumentos técnicos e normativos elaborados para a sua consecução.
http://www.nominuto.com/vida/cultura/banco-de-dados-divulga-patrimonio-cultural-do-brasil/58191/

Nenhum comentário:

Postar um comentário