terça-feira, agosto 10, 2010

Funcarte oferece curso de dança contemporânea

Mariana de Rosa Trotta é professora responsável por ministrar aulas, que serão realizadas entre 24 e 27 de agosto.

O curso Cultura Contemporânea: uma introdução – Módulo Dança será realizado entre os dias 24 e 27 de agosto. A iniciativa é uma parceria entre a Fundação Joaquim Nabuco e a Fundação Cultural Capitania das Arte (Funcarte) e será ministrado pela professora Mariana de Rosa Trotta.

As inscrições poderão ser feitas da próxima segunda (16) à sexta-feira (20) através do e-mail nucleodequalificacao@hotmail.com, enviando o nome completo e o telefone para contato. Serão disponibilizadas 50 vagas e será cobrada uma taxa de R$ 10.

O Módulo Dança – Cultura Contemporânea é composto pelo seguinte programa: dança popular e seu papel na sociedade atual; a semiótica da dança; efeitos estéticos da dança; a dança no palco.

As aulas pretendem abordar a dança via semiótica. Inicialmente, será discutido o que é a dança, seu papel na sociedade atual e o conceito de dança popular. Depois, será feita uma introdução aos princípios de análise da gestão atual dessa arte, os efeitos estéticos introduzidos por ela, mostrando como a dança transforma-se em espetáculo, a partir da análise de coreografias.

Mariana de Rosa Trotta é doutora em Letras pela Universidade Federal Fluminense e mestre em Semiótica pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Arte Corporal da UFRJ, ministra aulas de ‘Fundamentos da Dança, Perspectivas Filosóficas do Corpo, Balé e Contemporaneidade e, contatos e Apoios’’.

Tem experiência na área da Linguística, com ênfase na Semiótica da Dança. É colunista no jornal do Sindicato dos Profissionais de Dança no Rio de Janeiro, escreve artigos sobre dança como linguagem estética e, atua como linguista no projeto internacional de pesquisa do Instituto Cervantes de Madri e do Rio de Janeiro.
http://www.nominuto.com/vida/cultura/funcarte-oferece-curso-de-danca-contemporanea/58258/

Nenhum comentário:

Postar um comentário