segunda-feira, agosto 23, 2010

Escola de Música da UFRN representa Estado no Mimo 2010

Orquestra Sinfônica da UFRN e Octeto de Violoncelos se apresentam ao público de Olinda.

Por Redação
Divulgação
A Escola de Música vai pela primeira vez representar o Rio Grande do Norte na Mostra Internacional de Música de Olinda (MIMO 2010), que será realizada entre os dias 1º e 7 de setembro, nas igrejas históricas de Olinda (PE). O festival é considerado um dos mais importantes eventos da música erudita no país e na América Latina.

A Orquestra Sinfônica da UFRN faz apresentação no sábado (4), às 16h30, na igreja da Sé. Já o Octeto de Violoncelos se apresenta ao público no domingo (5), às 16h30, na igreja da Misericórdia.

A Sinfônica leva para MIMO 2010 a “Suíte em Miniatura”, de Alceu Bocchino, e a “Sinfonia em Quatro Movimentos”, do compositor e professor da Escola de Música, Danilo Guanais, esta última composta em 2007 em homenagem aos 80 anos do escritor e dramaturgo pernambucano, Ariano Suassuna.

A sinfonia é baseada em textos do velho testamento bíblico e em poemas de Ariano, e carrega elementos e claras referências armoriais. A peça conta ainda com participação de 40 coralistas, convidados e quatro atores/narradores: Caio Padilha, Marco França, Orivaldo Júnior e Manu Azevedo.

A orquestra sinfônica da Escola de Música da UFRN é formada por alunos e professores do curso técnico e de licenciatura em música, somando mais de 60 instrumentistas.

O Octeto de Violoncelos tem como objetivo divulgar o instrumento, o repertório para a formação e as peças de compositores brasileiros contemporâneos. O grupo é formado por alunos dos cursos técnico, bacharelado e de extensão da EMUFRN. A direção artística é do também professor da Escola, Fábio Presgrave. Para a apresentação na MIMO, o conjunto terá como convidada a soprano Alzeny Nelo.

MIMO 2010
A Mostra Internacional de Música de Olinda é um dos maiores eventos musico-culturais do país. Promove, além de concertos e shows gratuitos, palestras, master classes e exibição de filmes, com entrada gratuita.

Dentro das atrações, podemos destacar o duo de Antonio Madureira e Sergio Ferraz, Egberto GismontiI e orquestra de sopro, Cristina Braga e Dado Villa-Lobos, Hugo Wolf Quartett (Áustria), além dos populares shows da Orquestra Contemporânea de Olinda e Tom Zé.
http://www.nominuto.com/vida/musica/escola-de-musica-da-ufrn-representa-estado-no-mimo-2010/59001/

Nenhum comentário:

Postar um comentário