segunda-feira, julho 26, 2010

A capoeira como esporte e outras conquistas

A capoeira como esporte e outras conquistas

O presidente Lula sancionou, na última terça-feira, dia 20, o Estatuto da Igualdade Racial.

Entre outros pontos, o estatuto reconhece a capoeira como esporte, torna obrigatória a disciplina História da África e o Negro no Brasil no Ensino Médio e Fundamental e proíbe exigências que se refiram a aspectos étnicos para vagas de empregos.

Na semana anterior, no dia 13, o presidente já havia sancionado a Lei 12.287, de autoria do deputado federal Eduardo Gomes (PSDB-TO), que possibilita o ensino da arte e cultura regionais na educação básica.

Batizada de "José Gomes Sobrinho" em homenagem ao poeta, músico, escritor e defensor da cultura regional em Tocantins, a Lei deve reforçar a ligação do povo com sua cultura, levando para a sala de aula informações sobre manifestações culturais brasileiras como o frevo, a capoeira, folia de reis e o carnaval.

Embora o texto final do Estatuto da Igualdade Racial tenha causado insatisfação dentro do Movimento Negro, vejo com bons olhos as aprovações e acredito que, ao menos na educação, as duas aprovações juntas devem trazer mudanças significativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário