quinta-feira, julho 29, 2010

Jovens criam animações em stop motion durante oficina na SBPC

Atividade integra a programação da SBPC Jovem, que atraiu estudantes de ensino médio da rede pública e privada da capital.

Por Melina França
Foto: Elpídio Júnior
A atividade reuniu estudantes tanto universitários quanto do ensino médio.
Dando forma a objetos de massinha de modelar, jovens estudantes criaram animações em stop motion. Eles participavam de oficina dentro da programação da 62ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa e Ciência (SBPC) Jovem, que aconteceu na manhã desta quinta-feira (29), sala 2, do bloco G do setor de aulas I do campus da UFRN.

A atividade reuniu estudantes tanto universitários quanto do ensino médio. “É um trabalho que interessa gente de todas as idades, e estimula a criatividade de uma forma lúdica e interessante”, resume uma das responsáveis pela oficina, a professora da rede municipal Patrícia Matos de Souza.

Junto com a colega Cláudia Fernandes, ela desenvolve este tipo de ação na escola onde trabalha. Segundo Cláudia, o processo de confecção da animação é bastante simples. Primeiro, basta elaborar um roteiro curto. Depois monta-se o cenário, que pode, inclusive, ser desenhado em folha de papel ofício. Após modelar os personagens, resta tirar as fotografias e, por fim, editar o conteúdo no computador.
Foto: Elpídio Júnior
Após modelar os personagens, resta tirar as fotografias e, por fim, editar o conteúdo no computador.

“Não costumamos ver iniciativas gratuitas voltadas para a produção audiovisual, o que torna esta oficina ainda mais interessante. Achei tudo muito útil todo o processo. É um exercício que serve tanto para quem já tem algum conhecimento de animação em stop motion como também para quem apenas gosta do assunto”, afirma a universitária Thamise Cerqueira, do curso de Rádio e TV da UFRN.

Para o estudante Alisson Moura, de 15 anos, que ainda está na segunda série do ensino médio, a experiência não foi menos proveitosa. Ele conta que já cultiva o gosto pela arte e modelagem, já tendo desenvolvido esculturas em biscuit. Sobre o futuro, cogita inclusive trabalhar com audiovisual no futuro.
Foto: Elpídio Júnior
A SBPC Jovem segue com sua programação até amanhã (30).

A SBPC Jovem segue com sua programação até amanhã (30). Todas as atividades estão sendo realizadas no setor de aulas I da UFRN, e são voltadas, em sua maioria, para estudantes do ensino médio e fundamental.
http://www.nominuto.com/vida/cultura/jovens-criam-animacoes-em-stop-motion-durante-oficina-na-sbpc/57511/

Nenhum comentário:

Postar um comentário