terça-feira, julho 13, 2010

Funcarte oferece curso sobre música pós-moderna

O compositor, pesquisador e violonista Paulo de Tarso Salles ministrará as aulas.

Por Redação
Natal vai receber o curso Cultura Contemporânea: uma introdução – Módulo Música, com o pesquisador Paulo de Tarso Salles entre os dias 20 e 23 de julho, das 14h às 17h30, no auditório da Funcarte (Rua Câmara Cascudo, 434 – Centro). Serão disponibilizadas 50 vagas. As inscrições podem ser feitas por email, enviando nome completo e telefone para: nucleodequalificacao@hotmail.com.

A realização é da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte) em parceria com a Fundação Joaquim Nabuco, por meio do Núcleo de Qualificação e Empreendedorismo Cultural da Funcarte.

O curso faz parte das ações do Programa Estudos da Cultura e tem caráter introdutório e formativo. Composto por cinco módulos – literatura, cinema, dança, artes plásticas e música – a intenção é atingir um público amplo e heterogêneo, ávido por conhecer a cultura contemporânea e entender suas relações com a história, a economia, a política e outros universos temáticos.

Os módulos serão ministrados por profissionais de reconhecida atuação e contribuição nas áreas abrangidas pelo curso, numa linguagem clara e acessível.

O módulo Música – Musicalidades Pós-Modernas é composto pelo seguinte programa: A virada para o século 20: modernismos; Neoclassicismo: restauração e revolta; Vanguardas: apogeu e declínio; Música na pós-modernidade; Contemporaneidades brasileiras.

Este curso pretende esboçar um panorama que vai da música realizada durante a transição entre os séculos 19 e 20, passando pelo cenário do Pós-Guerra e chegando ao século 21. Espera-se que ao final os aspectos prazerosos da música contemporânea sejam apreciados, superando a noção que a parte sonora passa ou deva meramente oferecer entretenimento.

O professor Paulo de Tarso Salles é compositor, pesquisador e violonista. Doutor em Música pela Unicamp (2005), tem Mestrado em Artes pela Unesp (2002) e Graduação pela Universidade São Judas (1987).

Durante a década de 1990 dedicou-se à música popular, realizando várias gravações e os CDs Luz Azul (1993) e Poema Brasileiro (1996). Desde 1999 vem escrevendo obras para diversas formações vocais e instrumentais, que têm sido executadas em concertos, congressos e festivais de música contemporânea.

Leciona disciplinas teóricas no Departamento de Música da ECA/USP. Desenvolve projeto de pesquisa sobre quartetos de cordas de Villa-Lobos, com apoio Fapesp. Coordena o PAM – Laboratório de Percepção e Análise Musical, em conjunto com a Profa. Dra. Adriana Lopes Moreira. É autor dos livros Aberturas e impasses: o pós-modernismo na música (Editora Unesp, 2005) e Villa-Lobos: processos composicionais (Editora Unicamp, 2009), além de diversos artigos publicados em revistas acadêmicas e congressos de Musicologia.
http://www.nominuto.com/vida/cultura/funcarte-oferece-curso-sobre-musica-pos-moderna/56183/

Nenhum comentário:

Postar um comentário