quarta-feira, julho 28, 2010

FIC: inscrições para seleção de projetos seguem até agosto

Fundo de Incentivo à Cultura disponibilizará R$ 200 mil, divididos por área e por projeto.

Por Redação
Foto: Vlademir Alexandre
O Conselho fica na Fundação Cultural Capitania das Artes.
As inscrições para a seleção de projetos que receberão benefício do Fundo de Incentivo à Cultura (FIC) enceram-se no próximo dia 16 de agosto. As inscrições são gratuitas e o formulário está disponível no site da prefeitura (www.natal.rn.gov.br) ou com o secretário executivo do Conselho Municipal de Cultura (CMC), Amaury Júnior, que está atendendo os interessados, prestando os esclarecimentos e a orientação técnica para o preenchimento do mesmo.

O Conselho fica na Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), avenida Câmara Cascudo, 434 – Cidade Alta. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, ou pelos telefones (084) 3232-8143, (084) 3232-8143 e pelo e-mail: cmc@natal.rn.gov.br.

Serão disponibilizados para o ano de 2010 o valor de R$ 200 mil, divididos por área e por projeto. As eventuais sobras de recursos serão direcionadas para contemplar os projetos que figurarem na lista de reserva.

Foto: Elpídio Júnior
Edital de seleção de projetos para o FIC foi aprovado pela prefeita Micarla de Sousa.
O edital de seleção de projetos para o FIC foi aprovado pela prefeita Micarla de Sousa, juntamente com os Conselheiros Municipais de Cultura. O Fundo foi criado pela Lei 4.838 de 09 de julho de 1997, no entanto só foi regulamentado em maio deste ano, 13 anos depois de criado.

O objetivo do FIC é fomentar a produção de bens culturais públicos e viabilizar projetos culturais de interesse coletivo no âmbito municipal. Poderão se beneficiar pessoas físicas ou jurídicas, cadastradas no Cadastro Municipal de Entidades Culturais (CMEC), com pelo menos seis meses de atuação cultural comprovada. Os projetos deverão se enquadrar em uma das seguintes áreas artísticas ou culturais:

- Patrimônio imaterial - poderão ser inscritos projetos que visem à preservação e difusão da memória, da história, das tradições, usos e costumes coletivos característicos da cidade de Natal, em todas as áreas artístico-culturais;

- Organização e recuperação de acervos, bancos de dados e pesquisas de natureza cultural - poderão ser inscritos projetos que visem à sistematização e à recuperação de acervos artísticos e documentais de cunho cultural, à elaboração e à manutenção de bancos de dados na área de cultura e ao desenvolvimento e publicação de pesquisas de natureza cultural;

- Fomento à produção de novas linguagens artísticas - poderão ser inscritos projetos de produção e circulação nos segmentos de artes cênicas, artes gráficas, artes visuais, audiovisual, design, literatura, música e performance, voltados para a experimentação e a investigação de novas possibilidades expressivas dentro das diversas áreas artísticas.
http://www.nominuto.com/vida/cultura/fic-inscricoes-para-selecao-de-projetos-seguem-ate-agosto/57369/

Nenhum comentário:

Postar um comentário