Artista promete queimar seu retrato feito por Dorian Gray Caldas, que participa da exposição com Roberto Medeiros, Renato Soares eGeraldo Cavalcanti.
Reprodução
“Mão com Esfera Refletora”, de Maurits Cornelis Escher.
A vernissage vai contar com a participação da curadora da Bienal de Cuba, Ibis Hernandez, que irá falar sobre a participação do artista plástico Guaraci Gabriel nas Bienais de Havana.
A exposição é composta por uma única obra multimídia, trata-se de uma grande instalação que possui esculturas, painéis, banner, pintura, desenho e até performance. Quatro artistas foram convidados a participar da mostra: Dorian Gray, Roberto Medeiros, o designer gráfico Renato Soares e o cineasta Geraldo Cavalcanti.
De acordo com Guaraci, a mostra foi criada a partir da litogravura “Mão com Esfera Refletora”, do artista gráfico holandês Maurits Cornelis Escher.
“Estou propondo um encontro com Escher na litogravura, como se fosse um túnel do tempo, com artistas de várias gerações. Lembrando também que o homem veio da terra e para a terra ele volta”, disse, anunciando que vai queimar uma obra de Dorian Gray.
“Queimo a obra, que é meu rosto, ponho dentro de um extintor, uma pistola, pressiono a cinza e vai aparecendo o rosto de Dorian em uma superficie transparente”, antecipa, falando ainda de um painel que terá seu corpo em raio-X, com exceção da cabeça, para simbolizar o campo da ideia. “O homem é o alimento da ideia, a ideia fica sólida”.
http://www.nominuto.com/vida/cultura/guaraci-gabriel-realiza-mostra-inspirada-em-escher/56544/
Nenhum comentário:
Postar um comentário