sexta-feira, julho 09, 2010

ENTREVISTA CONCEDIDA AO AMIGO BLOGUEIRO ROBSOM OLIVEIRA.


01(O BLOG) QUEM É ALBERTO SOBRAL?
Um ceará-mirinense, que tem suas raízes fincados no massapé deste vale, apaixonado pela família, devoto de Nossa Senhora Aparecida, e defensor intransigente da liberdade, igualdade e fraternidade.  

02(O BLOG) QUE AÇÕES VC TOMOU A FRENTE DA CÂMARA MUNICIPAL, QUE AJUDARAM NO BIÊNIO DO ENTÃO PRESIDENTE VEREADOR RONALDO VENÂNCIO?

Vale ressaltar que estive na direção da Câmara Municipal por três anos 2006, 2007, 2008. A palavra EU é proibida no meu vocabulário, a palavra correta é “NÓS, PARCERIA”, e esta parceria existia de verdade entre os servidores efetivos, que são fundamentais, os cargos comissionados e principalmente entre os vereadores, era uma Câmara Municipal respeitada e admirada, éramos visitados por diversas câmaras municipais do estado buscando o nosso modelo de gestão, tivemos o privilegio neste período de sermos convidados pelo Senado Federal ( interlegis ) para assinatura de convenio, recebemos uma comissão da Câmara Federal,   enviada pelo presidente Arlindo Chinaglia, para conhecer a nossa parte administrativa, modelo este que seria levado para outras Câmara Municipais do pais, foi talvez o ápice da Historia da Câmara Municipal de Ceará – Mirim, alem de outras parcerias UNP, 2ª Vara Civil, Fecam, Associações Comunitárias, Parlamento Jovem,  Reafirmo com absoluta convicção que este triênio ficará marcado nos anais da Câmara pela ousadia da Presidência e dos demais vereadores, pela união, coragem e dedicação dos mesmos.  



03(O BLOG) QUAL O PAPEL DA CÃMARA MUNICIPAL NA SUA ÉPOCA?

As Câmaras Municipais, no decorrer da história do Brasil, vêm assumindo posições, de destaque ou irrelevância, conforme as circunstâncias políticas de cada momento. No Brasil Colônia, as Câmaras Municipais tinham grande importância. Elas exerciam funções executivas, legislativas e judiciais. Expediam as chamadas posturas e fiscalizavam sua execução, conforme previam as Ordenações Filipinas. No Império, em 1.º de outubro de 1828, foi editada a primeira Lei Orgânica dos Municípios, reduzindo,  consideravelmente, a importância das Câmaras e, em conseqüência, da atuação dos Vereadores. Na República, os Municípios somente vieram a conquistar autonomia, de fato, a partir da Constituição de 1988, que, pela primeira vez na história constitucional brasileira, coloca o Município como ente da Federação ( caput do artigo 1.º) A nossa Lei Maior resgata, também, o Legislativo como Poder realmente de representação popular. Nas Constituições anteriores a de 1988, não existiam Poderes nos Municípios, mas, sim, órgãos do governo municipal.


A atual Constituição destaca que nos municípios há dois poderes: o Poder Legislativo e o Poder Executivo. O Poder Legislativo é exercido pela Câmara de Vereadores, que, em conjunto com o Poder Executivo, forma o Governo Municipal, em respeito ao princípio da independência e harmonia dos poderes (artigo 2.º da Constituição Federal). As Câmaras Municipais, então, num Município que é expressamente ente da Federação e tem sua autonomia constitucionalmente assegurada, voltam a ter a importância já registrada em inúmeras páginas de nossa História.

Levando isto em consideração, caro professor, o objetivo principal foi  transformar a Câmara no centro das grandes decisões, que devem fundamentar-se nos princípios constitucionais do Estado Democrático de Direito e da Soberania Popular

04(LEITOR) NÓS SABEMOS QUE A CÃMARA EXERCIA UM PAPEL IMPORTANTE, SOBRETUDO NO EXERCÍCIO DA CIDADANIA, AS PESSOAS TINHAM ACESSO A ADVOGADOS PARA RESOLVEREM SEUS PROBLEMAS SEM CUSTO ALGUM. DESCREVA NA SUA OPINIÃO COMO ERA ESSA RELAÇÃO?
Foi firmado neste período uma parceria Câmara – UNP, este projeto era administrado pela Câmara e tinha como responsável o advogado Ricardo Bezerra, beneficiava o cidadão que não tinha condição financeira de pagar advogado, realizamos a primeira reunião para elaboração do plano de trabalho, ficou estabelecido metas para os três primeiros meses. Este projeto foi tão bem administrado que em trinta dias, já estavam preenchidas todas as vagas para o semestre, foi então que ficou decidido pela mesa diretora que o mesmo passaria a ser itinerante, assim evitaria que as pessoas do interior do município se deslocassem para a Câmara para serem atendidas, inverteu-se o papel, a Câmara ia ao encontro do povo.       
 05(LEITOR) ALBERTO SOBRAL SOU TESTEMUNHA DA SUA COMPETÊNCIA, COMO DIRETOR DAQUELA CASA, VOCÊ ACHA QUE A CÂMARA PERDEU O SENTIDO DE CASA DO POVO NO MOMENTO?
Caro leitor, confesso a você que freqüento pouco a Câmara, fui convidado para assumir a chefia de gabinete do deputado José Adécio, o que foi um orgulho e desafio muito grande, pois alem da parte administrativa do gabinete, viajo frequentemente a varias cidades do interior em missão política, falta-me tempo para freqüentar a câmara, por este motivo não tenho como lhe responder.

06(LEITOR) NA SUA GESTÃO COMO DIRETOR. VOCÊ APOIAVA O FUNCIONÁRIO, ISTO É FATO, VOCÊ CONCORDA QUE A CÂMARA DE HOJE FAZ O CONTRÁRIO?
Como falei anteriormente existia na câmara uma parceria administrativa entre todos que ali trabalhavam. Mantenho entre os meus princípios na área profissional que cargo publico de confiança é passageiro, em hipótese alguma deve-se achar que SOU e sim ESTOU, sempre deixei claro a todos que eu estava diretor, nunca tomei iniciativa alguma sem antes consultar os envolvidos do setor, mesmo quando já tinha plena convicção do que iria fazer, o credito do sucesso não era de um, sempre foi de todos. Não conheço o relacionamento entre os que fazem a câmara hoje.
07(O BLOG) ALBERTO SOBRAL COMO ACESSOR DO DEPUTADO JOSÉ ADÉCIO VOCÊ JÁ FEZ AS CONTAS SE NO FUTURO HÁ ESPAÇO PRA UMA EVENTUAL CANDIDATURA SUA A VEREADOR DE CEARÁ-MIRIM?
Caro blogueiro, não cogito ser candidato a qualquer cargo eletivo nas próximas eleições, sou um apaixonado pela política, mas, nos bastidores.

08(O BLOG) ALBERTO SOBRAL MUITO OBRIGADO E POR FIM DEIXE UMA MENSAGEM PARA OS CIDADÃOS DA NOSSA CEARÁ-MIRIM.
 Há três coisas na vida que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida.  


Robsom Oliveira
A Serviço da Educação 





Nenhum comentário:

Postar um comentário